data-filename="retriever" style="width: 100%;">Marcelo Oliveira (Diário)
A posse canônica do novo arcebispo metropolitano dom Leomar Antônio Brustolin, que sucederá novo bispo emérito, dom Hélio Adelar Rubert, na manhã deste domingo, comoveu quem presenciou a celebração de cerca de 2h no Santuário Basílica da Medianeira. Dos bancos da igreja, a cerimônia tirou lágrimas de fiéis e evocou aplausos calorosos, especialmente, do grupo de amigos e familiares de dom Leomar, que vieram da terra-natal do religioso, Caxias do Sul, saudá-lo e homenageá-lo com cartazes em punho.
"Tenho só uma meta: servir a Deus, servindo ao povo que está em Santa Maria'
Entre bênçãos e agradecimentos, o novo arcebispo enfatizou o desejo de seguir o legado de outros bispos baseado no testemunho, na comunhão e no no serviço à comunidade, para ensinar e santificar, sempre oferecendo uma escuta sem exclusão:
_ O contexto da pandemia nos apontou para o flagelo global da fragilidade humana e afetou relações. Somos católicos e não somos fechados em seitas, grupos ou seitas. Vamos estar a serviço das causas coletivas _ salientou dom Leomar.
DIA ESPECIAL
Em 15 de agosto se revelou em uma tripla comemoração: a data de criação da diocese de Santa Maria, que completou 111 anos, a festa de assunção de Virgem Maria e o aniversário de 54 anos de dom Leomar.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Marcelo Oliveira (Diário)
Embora a cerimônia tivesse público restrito por conta da pandemia, civis, militares, profissionais da segurança pública, reitores universitários, representantes do Legislativo estadual e municipal, além do prefeito e vice da cidade assistiram a posse. Líderes de outras religiões também se fizeram presente marcando as boas-vindas e a importância da união ecumênica.
Ao fim da celebração, dom Leomar reservou um tempo antes mesmo de almoçar para tirar fotografias com o público presente, muitas acompanhado do antecessor e novo bispo emérito, dom Hélio Adelar Rubert, que seguirá atuando na Catedral. Ano passado, ao completar 75 anos, seguiu os ritos do Vaticano e solicitou renúncia ao papa.
TRAJETÓRIA
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Marcelo Oliveira (Diário)
Até 1º de junho atuando com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, o novo arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Leomar Antônio Brustolin, nasceu aos 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul (RS). Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG) e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma _ Angelicum. Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre _ a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.